Dengue: 16 estados correm alto risco de infestação



Dezesseis Estados do País têm risco considerado muito alto e cinco risco alto para dengue neste verão. Diante dos dados, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reuniu-se ontem com representantes de 12 ministérios e com a presidente Dilma Rousseff para traçar um plano conjunto de combate à doença.
O cálculo foi feito com base numa ferramenta lançada em setembro pelo governo, que leva em consideração o número de casos da doença, a infestação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, os sorotipos do vírus que estão em circulação, a cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e a densidade populacional.
O ministério divulgou também os números de infestação do mosquito Aedes aegypti em mais de 370 municípios. Deste total, 24 estão com risco de surto - incluindo as capitais Rio Branco e Porto Velho. Outros 154 estão em situação de alerta. Nesta última lista, constam 14 capitais: Salvador, Cuiabá, Palmas, Rio Maceió, Belém, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza, Vitória e Natal.
Entre as medidas anunciadas pelo governo estão ações educativas desencadeadas com Ministério das Cidades e da Educação. A parceria com Ministério da Integração Nacional vai permitir a participação dos serviços de Defesa Civil nas atividades de prevenção e controle da dengue. Além disso, militares serão cedidos para complementar atividades de combate ao vetor nos municípios em situação de epidemia.

AÇÕES

O ministro informou que dentro dos próximos dias irá se reunir com representantes dos governos dos 16 Estados considerados prioritários para discutir ações que podem ser desencadeadas contra a doença.
Além disso, 70 municípios considerados prioritários (por causa da incidência da doença, do volume de criadouros do mosquito e da densidade populacional) deverão passar a comunicar diariamente notificações de mortes suspeitas provocadas por dengue e semanalmente, casos suspeitos da doença.
Ano passado, foram registrados 1 milhão de casos, com 15.500 mortes. Para evitar que a dengue alcance proporções semelhantes este ano, foram reservados para este verão R$ 1,08 bilhão. Os recursos foram anunciados no ano passado.
(Agência Estado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação