Ciência e Tecnologia




Árvores mostram relação entre clima
e grandes acontecimentos

Temperaturas amenas no passado correspondem a tempos de prosperidade
Os anéis de árvores antigas revelam a relação entre as mudanças climáticas e os grandes acontecimentos da humanidade, como migrações, pragas e surgimento ou queda de impérios, revela um estudo publicado nesta sexta-feira (14) na revista Science.
Temperaturas amenas e úmidas correspondem a tempos de prosperidade no Império Romano e na Idade Média, enquanto períodos de seca e frio coincidem com migrações em massa, afirma o estudo liderado por Ulf Buntgen, do Instituto Federal Suíço de Pesquisas Florestais, Neve e Paisagens.
Os pesquisadores analisaram mais de 7.200 fósseis de árvores dos últimos 2.500 anos, verificando as alterações nos anéis, que são um retrato do clima (úmido ou seco) no passado.
Segundo o estudo, "o início e a queda de civilizações passadas estão ligados a mudanças ambientais, principalmente aos efeitos do acesso à água e à produção agrícola, à saúde humana e aos conflitos civis. Variações climáticas intensas [...] coincidem com o fim do Império Romano do Ocidente e com um intenso período migratório".
Os cientistas também basearam sua análise na intensidade do corte das árvores. A pesquisa diz que "um maior volume de corte de madeira para construção está associado a maior colheita e à consolidação social-econômica do século VI ao IX".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação