Meio Ambiente



Ferro: uma nova opção de purificador de água

Produto químico pouco conhecido pode oferecer em breve uma nova forma de água potável
A presença de ferro na água é normalmente considerada poluente. No entanto, Lucas Daly, chefe da Ferrate Treatment Technologies de Orlando, Flórida, quer transformar esse pensamento: ele pretende usar um inusitado composto químico de ferro para purificar a água.
O ferro é encontrado na parte da tabela periódica conhecida como metais de transição. Como todos os metais, estes reagem com outros elementos, dando elétrons para formar íons positivos. Metais de transição, no entanto, abrem mão de diferentes números de elétrons em diferentes circunstâncias e, portanto, têm íons de cargas diversas. Normalmente, o ferro perde dois ou três elétrons, mas em ferratos (FeO42-) — compostos de ferro e oxigênio com outros metais, como sódio e cálcio —, ele perde seis. Isso faz com que os ferratos sejam extremamente reativos, característica essa que Daly deseja explorar.
Primeiro, os ferratos são fortes agentes oxidantes. Isso significa que eles destroem bactérias e vírus e quebram moléculas orgânicas rapidamente. Segundo, são ótimos agentes coagulantes e floculantes, ou seja, atraem outros produtos químicos na água, incluindo metais dissolvidos, precipitando-os para fácil remoção. Além disso, depois de ter feito seu trabalho, o ferro contido no ferrato também precipita na forma de óxido de ferro, deixando a água pura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação