Bem-Vindo ao inferno!


Obras do BRT alteram trânsito de duas avenidas

Com o avanço das obras do sistema BRT – modelo de trânsito rápido que vai interligar o Distrito de Icoaraci a São Brás,a Prefeitura de Belém alerta para as alterações que irão ocorrer a partir desta terça-feira (20) no trânsito das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. As obras do BRT começaram no início do ano,no Entroncamento,onde estão em fase de fundação.

Na Almirante Barroso as obras se concentram no trecho entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César. Por esse motivo os motoristas terão como alternativas para chegar ao centro da cidade, a avenida Tavares Bastos no sentido Av. João Paulo II e a Av. Pedro Álvares Cabral.

Já no trecho da Augusto Montenegro entre a rua da Marinha e a rua do Una,a rota de trânsito alternativa para o centro da cidade pode ser a Av. Centenário.Nesta etapa da obra as ciclovias não sofrem nenhuma intervenção e vão poder ser utilizadas normalmente. A interdição nas vias será de uma faixa e meia de trânsito de cada lado.

O modelo de transporte rápido (BRT) implantado pela Prefeitura de Belém, será construído sobre caneletas e possuirá um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor que vai de Icoaraci até São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.

O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci. O sistema,com capacidade para atender aproximadamente 45 mil passageiros por hora,abrange toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).O transporte será feito em frota de modernos ônibus articulados, com capacidade para 250 passageiros cada.

A previsão de duração das obras é de 18 meses, e o sistema custará 400 milhões de reais, com aporte de recursos do Governo Federal. Estudos mostram que, para Belém, essa é a melhor opção em relação, por exemplo, à construção de um metrô, que é obra de alto impacto ambiental. Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes.

No Brasil o modelo funciona muito bem há cerca de 30 anos em Curitiba (PR), e por conta da Copa de 2014 está sendo implantado em várias cidades, entre as quais Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Goiânia e Recife. (As informações são da Comus)

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