Na Cidade Universitária 4



UNIVERSIDADE FEDERAL DE BELÉM COMEMORA 1º ANO DE IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE IMPLANTE COCLEAR DO HOSPITAL BETTINA FERRO, O ÚNICO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. SOLENIDADE ACONTECE NA SEXTA-FEIRA, DIA 16 DE MARÇO, 10H, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFPA.

Com mais de 20 cirurgias de implante coclear realizadas em pacientes pós-linguais – que já aprenderam a falar e possuem memória auditiva – acontece solenidade em comemoração ao 1º ano de implantação do Centro de Implante Coclear do Hospital Bettina Ferro, no Centro de Convenções Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA) nesta sexta, dia 16, às 10h.

“É um serviço de alta complexidade e estamos muito felizes que tenha atendido os paraenses e o Bettina mantenha destaque em ser o primeiro – e único – da Região Norte a fazer essa cirurgia”, diz o José Claudio Cordeiro, coordenador do Grupo de Implante Coclear do Bettina e do Serviço de Otorrinolaringologia do hospital.

A cirurgia de implante coclear é considerada pela OMS – Organização Mundial de Saúde – como a segunda cirurgia que proporciona melhor qualidade de vida ao usuário, acima, inclusive, do marca-passo cardíaco. “É uma cirurgia de alta complexidade que beneficia – e muito! – a todos que perderam a audição ou que nasceram sem ouvir. Com o Teste da Orelhinha, obrigatório em todo o Brasil, vamos ter a confirmação de que a cada mil crianças três nascem com deficiência.

Havia cerca de 300 mil implantados em todo o mundo em 2010. No Brasil, mais de 3 mil. Os Estados do País que possuem Centro SUS de implante coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará ( 1 centro) e o Pará (primeiro centro na Região Norte).

O evento é uma realização da UFPA, Hospital Bettina e do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina e Enfermagem da Universidade. A coordenação é da Assessoria Científica do Bettina.

O Hospital Bettina Ferro fica na Rua Augusto Correa, no. 1, Campus Universitário Guamá, Belém.

Informações com a jornalista Cleide Magalhães – 8194 1494/8728 7582

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação