A mais famosa aviadora americana


Expedição tentará esclarecer morte da mais famosa aviadora dos EUA

(EFE).- Uma expedição de investigadores se propôs acabar com o mistério que cerca o desaparecimento da aviadora mais famosa dos Estados Unidos, Amelia Earhart, da qual a secretária de Estado, Hillary Clinton, se declarou admiradora.
Numa época em que os EUA precisavam de personalidades para abstrair a dura recessão, a aviadora emergiu como um dos rostos mais famosos nos anos 30. Em 1932, Amelia cruzou o Atlântico em tempo recorde - 14 horas e 56 minutos - e, em 1935, conseguiu aterrissar na Califórnia após decolar do Havaí.
De fato, ela foi a primeira pessoa a sobreviver à rota aérea Havaí-Califórnia. Contudo, o espírito de superação da aviadora convivia necessariamente com o risco e, em 1937, seu avião desapareceu sem deixar rastros no Pacífico, próximo do meridiano 180, conhecido como linha internacional de mudança de data.
Após 75 anos, as circunstâncias de sua morte ainda são desconhecidas e as enciclopédias consideram como "desaparecimento". Agora, os investigadores acreditam ter encontrado indícios para reconstruir o último voo de Amelia.
A principal prova é uma fotografia tirada no mesmo ano do desaparecimento por um soldado britânico em uma ilha remota da região, pertencente ao território nacional de Kiribati. Na imagem, é possível perceber partes de um avião para fora da água.
O investigador Ric Gillespie assegurou nesta semana que a foto mostra "todos os elementos do trem de pouso de um Lockheed Electra", modelo com o qual Amelia voava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação