Nasce o primeiro centro de implante Coclear do norte do Brasil


IMPLANTAÇÃO DO I CENTRO DE IMPLANTE COCLEAR DO NORTE DO BRASIL
16 DE MARÇO DE 2012

Em 2010, o Ministério da Saúde credenciou o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS a realizar cirurgias de Implante Coclear, chamada de “Ouvido Biônico”. Assim, o HUBFS se constituiu como a única Instituição pública da região Norte a realizar este tipo de procedimento através do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Implante Coclear é um procedimento realizado em pacientes chamados pós-linguais, ou seja, pacientes que tiveram perda da audição, contudo aprenderam a falar possuindo assim a memória auditiva, e utiliza um dispositivo eletrônico que capta os sons e os transmitem ao cérebro, através de eletrodos.
A cirurgia de Implante Coclear é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a segunda cirurgia que proporciona melhor qualidade de vida ao usuário, acima, inclusive, do marca-passo cardíaco, Esta cirurgia é considerada de alta complexidade, que traz um benefício enorme a todos os pacientes que perderam a audição ou nasceram sem ouvir. Em todo o mundo são cerca de 300 mil implantados. No Brasil, são mais de três mil pacientes que foram submetidos a este tipo de cirurgia. Os Estados do País que possuem Centro SUS de Implante Coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará (1 centro).
No Estado do Pará temos o primeiro centro na Região Norte. O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza sendo pioneiro na região Norte do país inaugura em 2012 o I Centro de Implante Coclear, o que congrega as atividades docente-assistenciais, dentro das áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade Federal do Pará.
O I Centro de Implante Coclear, sediado no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza tem integração com o ensino, a pesquisa e a extensão, como formação integral de graduação e pós-graduação de profissionais da área da saúde e assistência a comunidade, visto que é referência locorregional em Otorrinolaringologia.

EQUIPE
Dr. José Cláudio Cordeiro (coordenador)
Dra. Ana Paula Rodrigues
Dr. Cláudio Acatauassú
Dr. Paulo Fonteles
Dr. Renato Cal
Fga. Cíntia Yamaguchi
Enfª. Karen Quaresma
Psi. Maria Tereza Nassar
Ass. Social. Helenice Cartágenes

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


Assessoria Científica do HUBFS

Coordenação:Profa. Dra. IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação