Homens da Lei...e que Lei?

Procuradoria quer retirar ‘Deus seja louvado’ das notas de real

Medida já foi questionada pela Igreja Católica (Fonte: Reprodução/Blog da Canção Nova)

O Ministério Público Federal quer retirar das notas de real a expressão “Deus seja louvado”. O pedido foi feito nesta segunda-feira, 12, pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo à Justiça Federal.

A medida já foi questionada pela Igreja Católica. Em nota, o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, questiona: “Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?”.

O cardeal completa: “Para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo. E os que creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira”.

‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’…
A procuradoria, por sua vez, diz que a expressão fere os princípios de laicidade do Estado brasileiro e de liberdade religiosa de todos os cidadãos. Ainda de acordo com a PRDC, a medida contempla um prazo de 120 dias para que a Casa da Moeda comece a imprimir novas cédulas sem a frase. Desta forma, não haveria despesas aos cofres públicos.

Um trecho da ação da PRDC ressalta: “Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus Não existe’. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”.Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação