Um código intrigante

Código encontrado em pombo-correio intriga criptógrafos do governo inglês

Pombo encontrado em chaminé teria morrido durante a Segunda Guerra, por volta do dia das aterrissagens na Normandia, em 1944 (Reprodução/NYT)

Eles são peritos em técnicas de espionagem, rastreando mensagens do alto comando de Hitler ao KGB soviético à tenebrosa modernidade de satellites e ciberespaço. Mas, um humilde e misterioso pombo-correio pode tê-los superado.

Criptógrafos do governo inglês reconheceram nesta sexta-feira, 23, que uma mensagem em código manuscrita durante a II Guerra Mundial e encontrada junto ao esqueleto de um pombo-correio morto há décadas na chaminé de uma casa, no sul da Inglaterra, frustrou todos os esforços para decodificá-la até agora. Faz um mês que os peritos se debruçam sobre o código.

Segundo especialistas, o pombo estaria voando de volta para casa das unidades britânicas na França, por volta do dia D, em 1944, quando morreu na chaminé de uma casa do século 17, onde foi encontrado, no vilarejo de Bletchingley, no sul de Londres.

“Os tipos de códigos que circulavam durante operações militares eram projetados para que fossem decifrados apenas por seus respectivos remetentes e destinatários”, disse um historiador especializado no assunto à BBC. “Se não conseguirmos obter mais informação sobre quem enviou esta mensagem e para quem, não vamos ser capazes de descobrir o código fonte”. The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação