Trem-bala ‘flutuante’

Japão lançará trem-bala ‘flutuante’

Trem-bala Maglev ainda em fase de testes, em Tóquio (Reprodução/AP)

O primeiro vagão da nova série de trens-bala Maglev (abreviação de “levitação magnética”), produzida no Japão, tem cerca de 28 metros de comprimento, um nariz aerodinâmico e 24 assentos. Um trem de 16 vagões será capaz de transportar mil passageiros e viajar a uma velocidade de até 496 quilômetros por hora (310 milhas/hora).

Projetados pela Central Japan Railway Co., os trens de última geração serão colocados à prova no Japão a partir de 2027, quando ligarão a estação de Shinagawa, no centro de Tóquio, a estação de Nagoya. Atualmente, um trem-bala convencional leva 90 minutos para completar a viagem entre as duas estações, mas a nova tecnologia vai reduzir o percurso em 40 minutos.

O novo trem-bala japonês não têm rodas, o que elimina a fricção e, consequentemente, proporciona uma viagem mais suave e mais silenciosa a uma velocidade muito maior. A tecnologia funciona à base de poderosos eletroímãs instalados tanto nos vagões como nos trilhos, gerando um campo magnético a partir de uma corrente elétrica que impele o trem-bala ao longo dos trilhos. O custo para o Japão de construir novas linhas ferroviárias está estimado em 64 bilhões de libras (aproximadamente US$102,5 bilhões). Telegraph

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