Leis Antifumo...

Pesquisa relaciona leis antifumo à diminuição de partos prematuros


A cada lei antifumo implantada, taxa de nascimentos prematuros caía cerca de 3% (Reprodução/Internet)

Uma pesquisa recentemente divulgada na Bélgica constatou a relação entre as leis antifumo e a queda no número de crianças nascidas prematuramente.

O estudo, feito pela Universidade Hasselt, analisou 600 mil partos e descobriu três quedas sucessivas no número de bebês nascidos prematuros com menos de 37 semanas, cada queda ocorreu após a aplicação de novas leis antifumo.

Um pesquisa escocesa feita em 2012 já havia chegado a resultados semelhantes, mas os pesquisadores não conseguiram determinar com precisão se as mudanças eram decorrentes das leis antifumo.

No estudo belga, os pesquisadores conseguiram analisar a taxa de partos prematuros após cada fase de lei antifumo implantada no país. Assim, foi possível constatar que o número de nascimentos prematuros diminuía após cada fase da proibição.

Na Bélgica, locais públicos e a maior parte dos ambientes de trabalho foram sujeitos às primeiras proibições em 2006, seguidos por restaurantes, em 2007, e por bares que servem refeições, em 2010. Cada vez que a lei foi intensificada, o número de partos prematuros caía cerca de 3%.

“Pelo fato das proibições terem acontecido em três momentos diferentes foi possível mostrar que há um padrão consistente de redução do risco de parto prematuro. Isso dá suporte à ideia de que as leis antifumo trazem benefícios à saúde pública desde os primeiros momentos da vida”, disse Tim Nawrot, autor do estudo.FOLHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação