O grande experimento...Uma opinião.


Legalizar o consumo faz com que o uso de drogas e o vício sejam tratados como a questão de saúde pública que de fato são (Reprodução/Internet)

Até recentemente, parecia que nada perturbaria o consenso internacional de que a melhor maneira para lidar com as drogas narcóticas e psicotrópicas era a proibição. Ratificada em uma convenção da ONU, essa política se revelou imune a anos de fracassos. O consumo de drogas não caiu na maior parte do mundo. A proibição gera danos enormes, através da disseminação do crime organizado, das mortes desnecessárias de dependentes expostos a drogas adulteradas e do encarceramento em massa de homens jovens.

Agora o aroma da mudança está no ar. Autoridades em dois estados americanos, Colorado e Washington, estão pensando em como pôr em prática a decisão de um plebiscito de novembro do ano passado para legalizar a maconha. Uma dúzia de países da Europa e dos EUA deixou de considerar como crime a posse de algumas drogas. Alguns presidentes da América Latina querem pressionar por uma reconsideração da “guerra” contra o fornecimento e tráfico de drogas.

Há muito a Economist argumenta que a proibição é não liberal em princípio e prejudicial na prática, e que a maneira menos pior de lidar com as drogas é legalizar e regular sua produção e consumo. Mas reconhecemos que é necessário um político corajoso para enfrentar o pânico moral que circunda a questão. Portanto, essa nova linha de pensamento, embora limitada, é bem-vinda. Legalizar o consumo permite que o uso de drogas e o vício (fenômenos completamente distintos) sejam tratados como a questão de saúde pública que de fato são.

Mas a descriminalização do consumo não faz nada para tirar o mercado das drogas da mão dos traficantes. Para que isso aconteça, a produção e a distribuição também precisam ser legalizadas. É por isso que o experimento que está sendo realizado nos EUA é tão importante. Agora Colorado e Washington têm a chance de criar um mercado legal e regulado de maconha, similar àqueles de cigarro e álcool.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação