Na Cidade Universitária 09



Agestão do Bettina Ferro,na pessoa de seu atual diretor, continua
surpreendendo esta comunidade com um grande trabalho...Leia a matéria
a seguir:

Hospital Bettina amplia atendimento para 2,4 mil exames de Meios e Diagnósticos

Oriundos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) do Ministério da Educação (MEC), um total de R$ 2,9 milhões de recursos foram investidos em novos equipamentos no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os aparelhos vão otimizar e tornar o atendimento mais completo em vários setores, em especial no Meios e Diagnósticos, que passou a ofertar cerca de 2,4 mil procedimentos ao mês. Foram reativadas a realização de exames de colonoscopia, ultrassonografia e mamografia, além de oferecer serviço de raio-x digital completo, desde o último mês. O setor continua a realizar exames de eletrocardiograma e raio-x convencional. A infraestrutura à instalação dos aparelhos foi garantida pela Pró-Reitoria de Administração da Universidade.

Outro setor do hospital também beneficiado foi o Bloco Cirúrgico, com a instalação de um monitor multiparâmetro, ventilador artificial e ecógrafo. Além de 20 camas no Hospital Dia, ala onde ficam as enfermarias e três salas cirúrgicas do Hospital Bettina Ferro. Os pacientes que se submeteram a cirurgias de alta e média complexidade de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, áreas em que o Bettina serve de referência no Estado. No serviço de Otorrinolaringologia, um fotóforo; de Oftalmologia, um aparelho de tonometria ocular, e 10 macas foram para o Bloco Cirúrgico, Pronto Atendimento, Ultrassonografia e Endoscopia.

Sustentabilidade - O diretor geral do hospital, o médico e sociólogo Paulo Amorim, destaca que a reativação do setor de Meios Diagnósticos dá suporte à garantia da sustentabilidade do hospital. “A reativação torna o setor mais completo e importante para atender à demanda reprimida de pessoas que precisam realizar os exames pelo SUS. Ajuda também a aumentar a produção do Bettina gerando recursos para o hospital, que teve sua contratualização aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite e Conselho Municipal de Saúde, no final de 2012, e busca ampliar seu teto financeiro”, ressalta Amorim.

Oferta - A coordenadora assistencial e técnica do HUBFS, a pneumologista Roselis Gonçalves, explica que dos 2,4 mil exames serão realizados 1,36 mil raio-x; 600 eletrocardiogramas; 260 de ultrassonografia por mês; 180 de mamografia, sendo 90 da mama direita e 90 da esquerda; e 48 colonoscopia. São ofertados para o departamento de regulação do SUS local (Dere) e aos pacientes atendidos no Bettina, que também têm o Sistema Único de Saúde como porta de entrada.

“Dobramos a quantidade dos exames de colonoscopia para suprir a falta do aparelho de endoscopia digestiva alta, uma vez que este aparelho, doado pela UFPA, está em manutenção corretiva. Há possibilidade também de amenizarmos a ausência da endoscopia com a chegada do víodeocolonoscópio, previsto para ser encaminhado pelo MEC este mês”, afirma a médica.

Mais equipamentos - Ainda em 2013, o hospital aguarda a entrega de mais equipamentos do Rehuf. Na Otorrinolaringologia, um microscópio e no Serviço Caminhar, um detector fetal portátil. Vão chegar também aparelhos de vídeo endoscópio e colonoscópio para o setor de Meios Diagnósticos.

Segundo a coordenadora administrativa do HUBFS, a contadora Alcione Coutinho, além dos equipamentos já autorizados pelo MEC, o Hospital Bettina deverá receber ainda mais aparelhos do Rehuf este ano. “Para isso, o MEC solicitou nova listagem de aparelhos que o hospital precisa em todas as áreas de especialidades e do setor de Meios Diagnósticos. Comunicamos aos chefes dos serviços e solicitamos que façam levantamento dos equipamentos necessários para serem encaminhados e adquiridos pelo MEC por meio de licitação”, explica Alcione.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação