‘Meritocracia’ e seus males...


É bom que o dinheiro flua rumo ao talento, em vez de ser conquistado devido ao poder de contatos (Reprodução/Economist)

“Meritocracia” tende a ser mencionada em um tom de aprovação hoje em dia. Sua ascendência é vista como uma medida de progresso. No passado sombrio, os tolos herdeiros da aristocracia herdavam assentos em gabinetes e no conselho de administração de grandes empresas. Hoje em dia, as pessoas conquistam o sucesso através de sua inteligência e trabalho duro.

No entanto, o homem que inventou a palavra a concebeu como um termo pejorativo. Em “A Ascenção da Meritocracia”, publicado em 1958, Michael Young, sociólogo britânico e ativista do partido trabalhista, pintou um retrato futurista de uma Grã-Bretanha, onde uma elite baseada em classes foi substituída por uma hierarquia de talento. A democracia não era necessária. Crianças inteligentes eram direcionadas a escolas especiais e inundadas com recursos. O grupo dos sem talentos, frustados, acabavam por se revoltar.

O mundo está começando a se parecer um pouco com a visão do pesadelo de Young. O 1% mais rico viram suas rendas dispararem devido ao valor que uma economia globalizada de alta tecnologia atribui a pessoas inteligentes. Um aristocracia que desperdiçava seus recursos em “vinhos, mulheres e músicas” foi substituída por uma elite educada em faculdade de administração de elite cujos membros se casam entre si e gastam seus fundos de modo inteligente em aulas de mandarim e assinaturas da Economist para seus filhos.

Evidentemente, é bom que o dinheiro flua rumo ao talento, em vez de ser conquistado devido ao poder de contatos, e que pessoas invistam na educação de seus filhos. No entanto, os ricos inteligentes estão se transformando em uma elite encastelada. Este fenômeno...Chamemo-lo de o paradoxo da meritocracia virtuosa ...Ameaça a igualdade de oportunidades.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação