Pressão Sanguínea - PA

Bactérias intestinais ajudam a regular a pressão sanguínea


Controle da pressão sanguínea é mais uma camada da complexa relação entre o ser humano e o microbioma (Reprodução/Internet)

O papel do microbioma, o conjunto de passageiros bacterianos portado por todo ser humano, se torna mais intrigante a cada mês. Estudos recentes confirmaram que o microbioma errado pode causar desnutrição, e que transportar micróbios de uma pessoa para outra, na forma de pequenas quantidades de fezes, pode abolir a infecção causada pelo Clostridium difficile, um doença intestinal potencialmente fatal, mesmo após antibióticos terem fracassado em curar a enfermidade.

A conexão mais recente investigada entre o microbioma e a saúde se refere ao elo entre bactérias e a pressão sanguínea. Um trabalho de Jennifer Pluznick da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e seus colegas, publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, confirma a existência da conexão...em ratos, pelo menos, e portanto provavelmente em humanos também. E uma consequência intrigante é que, essencialmente, os rins têm uma espécie de olfato.

Eles sentem o cheiro de ácido propiônico, uma substância que várias espécies de bactérias intestinais produzem em abundância. Um estudo mais antigo, feito por pesquisadores do Imperial College, Londres, sugere que o ácido fórmico...uma molécula menor, mas similar...age no rim para alterar a pressão sanguínea, mas os detalhes são obscuros. O Dr. Pluznick mostrou que em termos de ácido propiônico, um dos detectores que regula o processo é uma proteína de recepção olfativa de um tipo mais comumente presente em narizes humanos. Pluznick havia anteriormente mostrado que pelo menos seis dessas proteínas nasais são produzidas também por células renais.

Pluznick mostrou que algo produzido pelas bactérias intestinais, provavelmente ácido propiônico ou uma molécula relacionada, atua como um hormônio e regula a pressão sanguínea. Isso adiciona uma nova camada de complexidade à relação entre humanos e seus microbiomas.

Como a evolução veio a conceder a bichinhos o poder de regular a pressão sanguínea de seus hospedeiros é uma questão fascinante. Outra mais premente, no entanto, é se o que parece verdadeiro em experimentos com ratos realmente procede para humanos também, e, caso afirmativo, quão grande é esse efeito. Dado o volume de hipertensão visto na humanidade moderna, saber a resposta para isso é realmente deveras importante.The Economist


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação