Brasil é 81º país em ranking global de paz



O Instituto para Economia e Paz divulgou os resultados da quinta edição do Índice Global de Paz, que atua como um termômetro para medir a violência em 162 países mundo afora, que abrigam 99% da população global. O Brasil aparece exatamente no meio do ranking, em 81º lugar e, apesar de estar melhor colocado do que na última edição da pesquisa - quando apareceu em 83º lugar e 158 nações foram analisadas -, o país fez mais pontos na avaliação, o que significa que está mais violento.

A queda no pacifismo brasileiro foi atribuída, sobretudo, ao aumento no número de homicídios no país, seguido por maior acessibilidade a armas de pequeno porte e crescimento das despesas militares. Os problemas renderam ao Brasil nota 2.051 no Índice Global de Paz, enquanto a Islândia, apontada pela pesquisa como a nação mais pacífica do mundo, fez 1.162 pontos. Na outra ponta do ranking, na condição de país mais violento, aparece o Afeganistão, com nota 3.440.

MAIS AMOR, POR FAVOR
O Índice Global de Paz 2013 também apontou que a diminuição da paz foi uma tendência global no último ano, revelada principalmente pelo grande aumento no número de homicídios e pela grande quantidade de países que aumentaram seus gastos militares. A situação não é barata: a violência custou US$ 473 bilhões à economia mundial em 2012.

Ainda de acordo com o Índice, desde 2008, quando a pesquisa começou a ser realizada pelo Instituto, a paz no mundo diminuiu 5%. O resultado aponta para a necessidade de políticas globais de combate à violência e, sobretudo, ao aumento dos homicídios, causados principalmente por conta da migração das populações dos países em desenvolvimento para áreas urbanas.PS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação