Planeta Sustentavel :Brasil cumpre meta da ONU de combate à fome

País reduziu em 53% a proporção de pessoas que passam fome, atingindo o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número um da ONU, que prevê que até 2015 as nações diminuam pela metade a proporção de cidadãos famintos. No entanto, 7% da população brasileira ainda sofre com o problema



A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elogiou o Brasil, entre outros países do mundo, por cumprir, antes do previsto, os objetivos definidos internacionalmente para combater a fome.

Dados divulgados nesta quarta-feira (12) revelam que o país reduziu em 53% a proporção de brasileiros que passam fome, com base nos dados de 1990-92. Com essa redução, o Brasil atinge dois anos antes do prazo, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) número um da ONU, proposto em 2000: reduzir pela metade a proporção de pessoas com fome até 2015.

Outros 19 países também já cumpriram a meta, sendo que quatro deles estão localizados na América Latina e Caribe - Chile, Honduras, Panamá e Uruguai. "Essas nações estão abrindo caminho para um futuro melhor. São a prova de que com forte vontade política, coordenação e cooperação, é possível conseguir reduções rápidas e duradouras para a fome", disse José Graziano da Silva, diretor-geral
da FAO.

Apesar de elogiar a postura dos países, Graziano da Silva admitiu que ainda há muito a ser feito e pediu para que os países sigam na luta contra a fome, rumo à sua erradicação global. "O problema diminuiu na última década, mas 870 milhões de pessoas ainda estão subnutridas e milhões de seres humanos sofrem as consequências de deficiências vitamínicas e minerais, incluindo a deficiência de crescimento nas crianças", afirmou o diretor-geral da FAO. No Brasil, 7% da população ainda passa fome, o que representa cerca de 13 milhões de cidadãos.

Por demonstrar preocupação com o problema da fome, os países que cumpriram antes do previsto as metas da ONU relacionadas à questão serão homenageados em cerimônia na sede da FAO, em Roma, na Itália, no dia 16/06.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação