Violência contra a mulher como epidemia global...segundo a OMS


Na maioria das vezes, os próprios parceiros são os causadores da violência (Reprodução/Internet)

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última quarta-feira, 19, revelou que mais de um terço da população mundial de mulheres são vítimas de violência física ou psicológica. Segundo a organização, trata-se de um problema de saúde de proporções epidêmicas.

De acordo com o documento, fraturas, hematomas, complicações no parto, depressão e outros distúrbios mentais são as consequências mais frequentes da violência que, na maioria das vezes, parte de maridos e namorados.

Charlotte Watts, especialista em Políticas de Saúde e coautora do relatório, diz que o problema é mais comum do que se imagina e não se restringe a uma camada social. “Essa é a realidade diária de muitas mulheres. Acontece com todas, não apenas com mulheres pobres ou de determinados países. É realmente uma questão mundial”, diz Charlotte.

O relatório revelou que quase 38% das mulheres vítimas de assassinato foram mortas por seus parceiros e 42% das mulheres vítimas de violência têm ferimentos e sequelas como consequência.

Segundo Claudia Garcia-Moreno, da OMS e também coautora do relatório, os recentes episódios envolvendo violência contra mulher na Índia e na África colocaram o problema em questão. “Os recentes episódios geram a conscientização do problema, o que é bom, mas devemos lembrar que diariamente centenas de casos iguais não chegam aos noticiários”, diz Claudia.

A OMS está criando formas de orientar profissionais de saúde a lidarem com a questão da violência doméstica e abuso sexual. “Os sistemas mundiais de saúde podem e devem fazer mais pelas mulheres vítimas da violência”, diz Margaret Chan, diretora-geral da organização.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação