Academia.

:Benedito Nunes recebe prêmio Machado de Assis

O filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes, Professor Emérito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Presidente do Conselho da Editora Universitária (EDUFPA), foi anunciado como ganhador do Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. A premiação é da Academia Brasileira de Letras (ABL) e concedida anualmente desde 1941. Benedito Nunes receberá R$ 100 mil, um diploma e um troféu, na forma de um busto de Machado de Assis, criado pelo escultor Mário Agostinelli. A cerimônia será no dia 20 de julho, data do 113º aniversário da ABL, no Petit Trianon do Rio de Janeiro.



O Prêmio Machado de Assis é o principal prêmio literário brasileiro, oferecido pela ABL. Além do conjunto da obra, a premiação contempla escritores nas categorias “História e Ciências Sociais”; “Ensaio”; “Literatura Infantil”; “Ficção”; “Tradução”; “Poesia”; e o “Prêmio Roteiro de Cinema”, cujos vencedores recebem R$ 50 mil. A Comissão Julgadora do Prêmio Machado de Assis foi formada pelos acadêmicos Eduardo Portella (presidente), Tarcísio Padilha, Lygia Fagundes Telles, Alfredo Bosi (relator) e Domício Proença Filho.



Entre as principais obras publicadas pelo professor Benedito estão "O drama da linguagem, uma leitura de Clarice Lispector", estudo pioneiro sobre a autora publicado em 1966, e "Passagem para o poético - filosofia e poesia em Heidegger", vencedor do Jabuti em 1987. Outros títulos são “O dorso do tigre” (ensaios literários e filosóficos – 1969); “O tempo na narrativa” (1988); “Introdução à Filosofia da Arte” (1989); “A filosofia contemporânea” (1991); “No tempo do niilismo e outros ensaios” (1993) e “Crivo de Papel” (ensaios literários e filosóficos - 1998).



Benedito Nunes também coordenou uma reedição da única tradução da obra completa de Platão feita diretamente do grego no Brasil, empreendida por Carlos Alberto Nunes, seu tio. A coleção “Diálogos de Platão” foi editada pela Editora da UFPA e é procurada por estudiosos de todo o país. Segundo a ABL, Benedito está na linha de grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre, e pode ser classificado como “um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológico”.



Homenagem - O Conselho da Editora Universitária esteve reunido na UFPA em sessão ordinária, na data do dia 31 de maio, quando a premiação foi anunciada. Na ocasião, o professor Benedito Nunes recebeu merecidas homenagens dos colegas. Para o reitor da Universidade, Carlos Maneschy, a Direção e a Equipe da EDUFPA, a outorga do prêmio da ABL ao professor Benedito Nunes constitui “um justo reconhecimento da qualidade, universalidade e importância de sua obra, das mais expressivas do pensamento brasileiro contemporâneo”.



Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações do site da ABL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação