Na Academia

: :Capes concede bolsas de mestrado e doutorado à UFPA

A CAPES anunciou, na última sexta-feira (11), a concessão de mais 98 bolsas de estudos aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPA. A iniciativa integra o programa Bolsas para Todos, iniciado em 2009, e que atendeu toda a demanda de bolsas dos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte e Centro Oeste. De acordo com a Capes, nossa região concentra, em média, apenas 3% a 5% dos Programas de mestrado e doutorado brasileiros. A iniciativa busca minimizar as diferenças regionais e pretende ajudar a fixar os estudantes pós-graduados nos Estados da Amazônia Legal.



No início de 2010, a UFPA já contava com uma cota de 564 bolsas de Mestrado e 108 bolsas de Doutorado da CAPES. A atual concessão compreende mais 77 bolsas de Mestrado e 21 bolsas de Doutorado, o que será suficiente para atender a todos os candidatos a bolsas no Doutorado e mais de 90% dos candidatos a bolsas no Mestrado, de acordo com os dados informados pelos Programas no Cadastro de Discentes.



O Programa Bolsas para Todos tem representado um esforço da CAPES para apoiar a redução das assimetrias regionais na pós-graduação. A concessão das bolsas garante a permanência dos alunos nos cursos, maior taxa de titulação e um planejamento mais consistente com vistas à expansão de vagas.



A UFPA conta, atualmente, com 46 Programas de Pós-Graduação, que oferecem 22 cursos de doutorado, 42 cursos de Mestrado Acadêmico e 2 cursos de Mestrado Profissional. São atendidos por esses cursos cerca de 2 mil alunos de mestrado e 700 alunos de doutorado. Podem candidatar-se às bolsas apenas os alunos sem vínculo empregatício. Além das bolsas da CAPES, os cursos recebem bolsas do CNPq e da FAPESPA.

Fonte:PROPESP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação