HUBFS.....Avaliação - Parte II.

Principais ações em 2009

Em outubro de 2009, mês em que o Hospital Bettina Ferro completou 16 anos de existência, a Reitoria da UFPA autorizou a direção do Bettina a comprar um aparelho para a realização de exames de Endoscopia Digestiva Alta com pesquisa de H. pylori (espécie de bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômago humano e causa a gastrite aguda). O equipamento chegou no hospital em fevereiro de 2010 e está em pleno funcionamento atingindo, nos últimos quatro meses, a meta com a realização de 160 exames ao mês. O serviço atende uma demanda reprimida da população, ajuda a aumentar a produção do hospital gerando recursos para o mesmo e servirá também para apoio ao ensino da Faculdade de Medicina da UFPA.

As melhorias e aperfeiçoamento no Setor de Meios e Diagnósticos continuam. A Reitoria da UFPA garantiu recentemente ao hospital o aparelho de Colonoscopia - exame que permite o médico examinar a mucosa do cólon (intestino grosso) -, que está em fase de licitação e chegará em breve no hospital. Além do exame de Endoscopia, o setor agrega os serviços de Radiologia, Ultrassonografia, Eletrocardiografia e Anatomia Patológica.

No mês seguinte, novembro, o hospital recebeu 300 mil da Reitoria da UFPA. O recurso serviu para realizar várias ações de readaptação e recuperação da instituição, entre elas os serviços de impermeabilização das calhas do Centro Cirúrgico e do novo Serviço de Primeiros Atendimentos. O serviço já realizou, até junho deste ano, cerca de 1,6 mil atendimentos médico e de enfermagem aos trabalhadores e estudantes da UFPA, e pessoas que se sintam mal na Cidade Universitária. A iniciativa faz parte da política de humanização das relações de trabalho e valorização das pessoas, tratadas com prioridade pela gestão do reitor Carlos Maneschy. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no próprio hospital.

Já em dezembro do ano passado, a UFPA passou a desenvolver a Residência Multiprofissional, definidas pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por meio da Portaria 1.077, de 12/11/09, que determinou a elaboração do edital da Residência Multiprofissional em Saúde. O projeto é desenvolvido pelos hospitais Bettina e Barros Barreto. Ao todo foram 20 vagas, das quais 12 na área de Oncologia e oito em Saúde do Idoso. Em 2011, passarão pelo HUBFS estudantes de enfermagem, fisioterapia, farmácia e psicologia, que atuam em Saúde do Idoso. O Bettina conta inclusive com uma Comissão em Residência Multiprofissional.

A partir de 2009, os usuários puderem fazer exames de raio X, pois o aparelho e a mesa cirúrgica, parados à época há cerca de nove meses. A instituição adquiriu também 11 novos equipamentos de refrigeração, com capacidade de potência que varia entre 80 e 30 mil BTUs. Cinco deles para atender ao Hospital Dia e seis as recepções. Além disso, passou a contar com cinco novos bebedouros, 15 computadores, 10 monitores em LCD, 35 cadeiras e calçada frontal totalmente recuperada para evitar queda de pacientes e melhora o acesso aos portadores de necessecidades especiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação