HUBFS...Avaliação - Parte III

Principais ações em 2010

No ano de 2010, em março, o HUBFS recebeu microscópio cirúrgico. O equipamento custou R$ 52 mil e para adquiri-lo, o hospital realizou seu primeiro Pregão Eletrônico desde a fundação do hospital, há 16 anos, para aquisição de equipamentos médicos hospitalares, por meio do Portal de Compras do Governo Federal. A compra foi resultado de um convênio de Residência Médica entre o Bettina e a Secretaria Executiva de Estado de Saúde.

Além de atender outros setores do hospital, o microscópio dará suporte para implementar o projeto para a criação de um Centro de Indicação e Adaptação de Implante Coclear e outros implantes auditivos no HUBFS , o que fará com que a UFPA conte com o primeiro centro de implante coclear, popularmente conhecido como “ouvido biônico”, do Norte do País. O hospital já atua, há mais de três anos, como Centro de Atenção à Saúde Auditiva em Alta Complexidade no Pará. A primeira cirurgia está prevista para acontecer no Bettina ainda em 2010.

Em maio deste ano, iniciou o canteiro de obras do prédio ao lado do Bettina Ferro. Os recursos envolvem R$ 1 milhão e foram obtidos pela Reitoria da UFPA, destinados à construção de um prédio anexo de dois andares. O espaço abrigará parte da Faculdade de Medicina da UFPA atendendo 300 discentes, além dos cerca de 400 alunos que já desenvolvem várias atividades no Bettina. O novo prédio contará com pessoal e equipamentos vindos do Instituto de Ciências da Saúde e da Reitoria. Tem previsão de ficar pronto nos próximos oito meses. Serão 12 consultórios médicos com capacidade para o professor e oito alunos, quatro auditórios com total de 200 poltronas, além de salas de espera, professor, secretaria e recepção, banheiros, além de outras dependências.

Também em maio, o Hospital Bettina começou a adequação do espaço em que funcionará, ainda em 2010, o Instituto Paraense de Toxina Botulínica (IPAT), que será o primeiro do Norte do país. O IPAT será voltado 100% ao Sistema Único de Saúde, tendo como público alvo a demanda reprimida de crianças atendidas no hospital que apresentam sequelas de paralisia cerebral, vítimas de acidentes, traumatismo craniano e Acidente Vascular Cerebral (AVC).



Para adiantar o atendimento da demanda reprimida de pacientes que utilizam os serviços do HUBFS, por meio do SUS, o hospital realiza mutirões. Em março deste ano, mais de 1,2 mil pessoas, entre idosos e acompanhantes, compareceram no Mutirão da Catarata realizado pelo Bettina Ferro. Durante a ação, 600 idosos foram avaliados. Desses, 199 pessoas estavam com catarata e já contam com seus exames pré-operatórios agendados para maio e junho deste ano e realizarão a cirurgia em 2010.

Para melhorar o Serviço de Oftalmologia, o hospital vai adquirir, ainda, o equipamento a Laser de Argônio, autorizado pela Reitoria da UFPA. O aparelho está também em licitação.

Outro mutirão acontece neste sábado, dia 26 de junho. O HUBFS atenderá 75 usuários. Serão realizados exames de videolaringoscopia e de Potenciais Evocado Auditivos de Tronco Encefálico (Bera), além da entrega de 40 aparelhos auditivos (próteses) aos pacientes do Programa Saúde Auditiva. Os pacientes que vão usufruir desses serviços já constavam na agenda do hospital.

Os mutirões acontecem sempre com a participação de equipe multidisciplinar do Bettina, entre eles médicos preceptores e residentes, fonoaudiólogas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, administrativo, entre outras especialidades.

Ainda este ano, O HUBFS recepcionou quatro novos docentes em oftalmologia, otorrinolaringologia e psiquiatria. Eles passaram a compor o quadro de 34 docentes do hospital que atuam nas 14 especialidades médicas espalhadas pelo Bettina somadas a essas três.


Texto: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação