A Greve continua...Técnicos

Governo faz nova proposta a técnicos administrativos das federais



O governo federal melhorou a proposta feita aos técnicos administrativos de universidades e institutos federais na tarde desta quarta-feira (15/8). Apesar de manter o reajuste de 15,8% divididos em três anos, o Ministério do Planejamento elevou os percentuais de incentivo de qualidade e o degrau de evolução da carreira, o que deve acarretar um impacto no orçamento de R$ 2,9 bilhões, volume R$ 1,2 bilhões maior do que a proposta anterior.

Apesar da nova proposta, a categoria ainda não aceitou o acordo. Uma nova reunião foi marcada para amanhã às 19h.

A expectativa do secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, é de que a questão seja encerrada nesta quinta-feira (16/8).

Entenda as mudanças
O governo aumentou em 0,2 ponto percentuais o degrau de evolução na carreira. Quando promovido, um técnico administrativo recebe hoje um aumento de 3,6%. O percentual deve ser elevado para 3,7% em 2014 e 3,8% em 2015. A mudança, no entanto, não agrada no valor. Segundo os manifestantes, o mínimo aceitável seria 4%.

Os percentuais de incentivo de qualificação também sofreram ajustes. Graduados e especializados receberiam agora aumento de 25% e 30%, respectivamente. Até então estes valores se limitam a 10% e 27%. O incentivo para quem optar por mestrados e doutorados continua o mesmo concedido atualmente, 52% e 75%. Os reajustes modificados, no entanto, são considerados baixos pelos sindicalistas. Eles acreditam que os percentuais podem significar uma desvalorização do processo de especialização e graduação.C.Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação