Você acredita?

Chá do Santo Daime ativa áreas da visão e da memória, aponta estudo

Cerimônia do Santo Daime no Peru (Foto: Jaime Razuri/AFP/Arquivo)

Os efeitos sobre o cérebro causados pela substância alucinógena ayahuasca, mais conhecida como "chá do Santo Daime", viraram tema de uma apresentação científica neste sábado (25) em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Quatro pesquisadores apresentam seus estudos sobre a bebida na 27ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), que ocorre na cidade desde quarta (22).
Um dos estudos, conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Ribeirão Preto, analisou a atividade cerebral de cinco homens e cinco mulheres, entre 24 e 48 anos, antes e após 40 minutos da ingestão do chá. Cada voluntário passou por dois exames de ressonância magnética.
Segundo o professor adjunto do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tiago Sanchez, que participou da pesquisa entre 2007 e 2011, a bebida ativa uma região do cérebro relacionada à memória e outra ligada à visão mesmo se a pessoa estiver com os olhos fechados.
Isso poderia explicar, por exemplo, as visões ou imagens de caráter espiritual que os praticantes do ritual relatam.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação