Olhos reveladores

O que seus olhos revelam sobre a sua saúde?

Considerados as janelas do corpo, olhos podem oferecer uma ampla visão sobre nossa saúde

Como oftalmologista, David Ingvoldstad, tem uma visão sobre a saúde dos seus pacientes que vai muito além dos olhos.

Graças às pistas fornecidas pelos olhos, ele constantemente alerta seus pacientes sobre doenças autoimunes, como artrite reumatóide e lupus, e monitora o progresso de diabetes. Uma vez, o oftalmologista chegou a confirmar sua suspeita de que uma paciente tinha um tumor cerebral, baseado nas mudanças de visão apresentadas por ela.

Como o sistema corporal é interconectado, mudanças nos olhos podem ser um reflexo do sistema vascular, nervoso e imune, entre outros. E por terem uma visibilidade que os outros órgãos não possuem, os olhos oferecem uma visão única do interior corporal. Vasos sanguíneos, nervos e tecidos podem ser visualizados diretamente através de um equipamento especializado.

Com o monitoramento periódico, oftalmologistas podem ser os primeiros a identificar determinadas condições médicas e alertar para evoluções, levando os pacientes a diagnósticos e tratamentos precoces.

Por exemplo, coágulos nos minúsculos vasos sanguíneos da retina podem sinalizar o risco de acidente vascular cerebral, e paredes dos vasos sanguíneos espessadas, juntamente com estreitamento dos vaso, podem ser um sinal de pressão arterial elevada.

“Não há duvida de que os olhos sempre foram as janelas do corpo”, diz Emily Chew, vice-diretora da divisão de epidemiologia do National Eye Institute. “Qualquer pessoa que apresente uma mudança na visão deve imediatamente procurar um oftalmologista” acrescenta.The Wall Street journal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação