Na Cidade Universitária 04


Cine Bettina inaugura com filme “Um Golpe do Destino”

Com programação fechada até dezembro, acontecem a partir deste mês sessões de filmes destinados aos servidores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de usuários e acompanhantes do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade. A iniciativa se dá por meio do Cine Bettina, que oferece ao público obras cinematográficas com exibição gratuita e temáticas relacionadas à área da saúde e voltadas, principalmente, para a humanização.

O Cine Bettina acontece todas as últimas quintas-feiras do mês, com sessões sempre às 10h e às 14h. A primeira delas será realizada no próximo dia 30 de agosto com a exibição do filme “Um Golpe do Destino”, no auditório do Bettina, com espaço para 30 pessoas. Ao final de cada exibição, os participantes têm direito a pipoca, refrigerante e troca de ideia, similar ao que ocorre em um cineclube.

Segundo a coordenadora do Grupo de Humanização do Bettina Ferro, a psicóloga Tereza Nassar, o Cine Bettina faz parte das linhas de ações da Humanização. “Trabalhamos no sentido de incentivar a relação entre os servidores, os discentes e os usuários do HUBFS, proporcionando melhor ambiente de trabalho e atendimento no sistema público de saúde. É um filme importante todos os profissionais da área da saúde que, por lidarem com vidas, muitas vezes acham que estão acima dessas e esquecem de sua verdadeira obrigação: cuidar das pessoas que lhes pedem ajuda”, afirma Tereza.

Para o diretor geral do Bettina, o médico e sociólogo Paulo Amorim, o hospital é um espaço que cuida das pessoas, principalmente carentes. Por essa razão, Amorim considera imprescindível que o papel da humanização se concentre nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A humanização tem que se concentrar nos pacientes e seus acompanhantes. Isso ajuda com que tenhamos um ambiente saudável para trabalhar. Acreditamos que com as novas ações da Humanização vamos, aos poucos, agregar mais as pessoas e despertar o sentimento de humanização juntos aos nossos pacientes”, disse o diretor.

Filme – Com a direção de Handa Haines e escrito por Robert Caswell, o filme “Um Golpe do Destino” (The Doctor) tem como gênero o drama. Fala sobre o renomado cirurgião Jack MacKee (William Hurt), que possui uma vida confortável e privilegiada, e contrasta com a fria relação que possui com sua própria família. No trabalho, Jack exclui emocionalmente seus pacientes, tratando-os sem seriedade. Um dia, após um acidente no jantar, Jack descobre que tem câncer de laringe. A partir daí, o cirurgião passa a enxergar do ponto de vista de seus pacientes e entender o quão desumano pode ser o tratamento feito dentro dos hospitais mostrando a importância de enxergar o paciente e não somente a doença que o acomete.

Acompanhe as próximas sessões do Cine Bettina, sempre às 10h e às 14h, no auditório do hospital:

27/09 – Filme: “Wit - Uma Lição de Vida”
25/10 – Filme: “A Morte do Sr. Lazarescu”
29/11 – Filme: “Lixo Extraordinário”
27/12 – Filme: “Bagdad Café”.

ASCOM/HUBFS/Cleide Magalhães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação