Encontrada no Egito a 1ª evidência do impacto de um cometa na Terra

Uma equipe de cientistas afirma ter encontrado a primeira prova definitiva de que um cometa atingiu a Terra.

Após a realização de uma série de análises, os pesquisadores determinaram que uma pedra preta misteriosa descoberta anos atrás no deserto egípcio é um pedaço de um núcleo de cometa - o primeira já descoberto.

"É uma euforia quando você elimina todas as outras opções e chega à uma conclusão exata", disse o principal autor do estudo Jan Kramers, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul.

A pedra, que a equipe chamou de "Hypatia", em honra a antiga matemática, astrônoma e filósofa Hypatia, de Alexandria, também é cravejada com diamantes, o que faz sentido considerando a sua origem cometária.

"Diamantes são produzidos a partir do carbono", disse Kramers. "Normalmente, eles se formam nas profundezas da Terra, onde a pressão é alta, mas você também pode gerar uma pressão muito alta com um grande impacto."

Este impacto aconteceu há cerca de 28 milhões de anos sobre o Egito. O cometa explodiu na atmosfera, aquecendo a areia abaixo a uma temperatura de 2.000 graus Celsius, e gerando enormes quantidades de vidro de sílica amarelo sobre 6.000 de quilômetros quadrados, no deserto do Saara. [Qual é a diferença entre cometas, meteoros e meteoritos?]


Pedaços desse vidro de sílica foram usados em um broche que pertenceu ao famoso faraó egípcio Tutancâmon (imagem acima), segundo os pesquisadores.

Os cometas quase certamente atingiram a Terra muitas vezes ao longo da história do planeta. Mas antes da pedra de Hypatia ter sido descoberta, pequenas partículas de poeira na atmosfera superior e no gelo antártico eram os únicos materiais de cometas conhecidos na Terra. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação