MEIO AMBIENTE: CAVERNAS

Essa colossal caverna tem um ecossistema próprio


A caverna Er Wang Dong é realmente grande...tão grande que possui um ecossistema próprio, incluindo plantas, rios e nuvens. Cientistas já sabiam que a caverna de Chongqing, na China, era um dos maiores sistemas de cavernas do mundo, mas eles não sabiam o que estava escondido nas suas profundezas inexploradas.

Mineradores já haviam extraído nitrato da caverna, mas apenas perto de sua entrada. Ninguém nunca havia ido mais longe, já que a caverna é muito grande e requer uma grande quantidade de equipamentos para os exploradores descerem. Há apenas uma pequena passagem no teto da maior câmara da caverna, mas é preciso grandes cordas a caverna possui mais de 250 metros de altura e 50.586 metros quadrados. Isso equivale a 12 campos de futebol, e é quase 3 vezes mais alta do que a Estátua da Liberdade.

Cientistas não tinham ideia do quão grande era esse enorme mundo subterrâneo. Mas quando a equipe de 15 espeleólogos (pessoas que estudam cavernas) finalmente entrou na caverna, seus membros ficaram deslumbrados quando notaram que não podiam ver o teto da caverna. Não exatamente porque a caverna era muito grande, mas sim porque uma grande nuvem havia se formado e ficado presa por lá.

A caverna é tão vasta que permitiu a existência de uma flora particular, bem como água corrente. A caverna é lar de uma ampla vida vegetal que inclui até árvores. Os rios são fortes, largos e profundos.

Se você de alguma forma ainda não está convencido sobre o quão gigantesco este sistema de cavernas é, tenha em mente que os 15 espeleólogos passaram um mês inteiro para explorá-lo, e eles nem sequer viram tudo. Apesar de passar um mês explorando um ecossistema subterrâneo possa soar como uma grande aventura, também foi extremamente perigoso. Há uma série de perigos habituais em cavernas, como a queda ou deslizamento de grandes rochas.

Veja abaixo algumas fotos registradas no local:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação