TERRA...Planeta Água

Sonda da NASA a caminho de Júpiter capta bela foto da Terra

Quando a nave espacial Juno, da NASA, voou ao redor da Terra no início deste mês, ela registrou uma incrível foto de nosso planeta.

A missão de US$ 1,1 bilhão, lançada em 2011, está fazendo um longo e tortuoso caminho rumo ao maior planeta do nosso sistema solar. O sobrevoo da sonda espacial na Terra no dia 09 de outubro teve como objetivo o ganho de um grande impulso de velocidade a partir da gravidade do nosso planeta, colocando-a no caminho certo em direção a Júpiter.

Durante este encontro próximo (a nave estava a 560 km da Terra), a sonda Juno registrou essa foto de nosso planeta, através da câmera JunoCam.

A nave de 3.267 kg movida a energia solar chegará na órbita de Júpiter no dia 04 de julho de 2016, e por um ano terrestre inteiro irá estudar a atmosfera do gigante gasoso, bem como campo gravitacional e o campo magnético. Os cientistas esperam que as observações da sonda lancem luz sobre mistérios de longa data sobre a composição do gigante gasoso, revelando se o planeta tem ou não um núcleo sólido.

A Juno foi lançada ao espaço no dia 5 de agosto de 2011 em um foguete Atlas 551, que decolou do Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. A nave só tinha energia e velocidade suficiente para chegar ao cinturão de asteróides (localizado entre Marte e Júpiter), mas a sonda contou com um auxílio da gravidade da Terra, que a acelerou a uma velocidade de 140.000 km/h. [Space]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação