Este é facilmente o lugar mais estranho da Lua


Há um lugar muito estranho na nossa lua chamado Ina, uma depressão em forma de D com cerca de 2 km de largura e 30 m de profundidade e é diferente de qualquer outra característica na superfície lunar. Mas o que formou isso?

A depressão é preenchida com abóbadas de um material escuro e suave. As características da superfície lunar em Ina se apresentam muito frescas e com extremidades afiadas, uma indicação de que a região é relativamente jovem - cerca de 2 milhões de anos, segundo as melhores estimativas.

De acordo com os pesquisadores, como não há crateras de impacto na região ou evidências de uma grande liberação de magma, Ina na verdade é uma característica vulcânica - a cratera de um vulcão-escudo baixo.

E as características de Ina provavelmente são formadas pela liberação de gases do subsolo profundo. Tais eventos de desgaseificação (processo de lenta liberação de gases) poderiam até ser a fonte dos misteriosos flashes de luz que alguns astrônomos amadores dizem ter visto na superfície da lua ao longo do tempo. Parece que a nossa lua não é tão inativa quanto parece, ou pelo menos parte dela. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação