Charles Darwin não inventou a ideia da evolução


A visão popular de Charles Darwin é como o "cara que inventou a evolução". Mas, embora seja verdade que a sua obra máxima chamada 'Origem das Espécies' tenha apresentado ao mundo a seleção natural, o conceito de evolução e teorias evolucionistas surgiram centenas de anos antes de Darwin nascer.

Charles Darwin pode ser considerado um dos mais controversos cientistas de todos os tempos: seu famoso trabalho sobre a evolução, A Origem das Espécies, causou um frenesi na época. Mas afirmar que Darwin descobriu a evolução é como dizer que Einstein descobriu a física: Como conceito, a evolução já existia há séculos.

Já na Grécia Antiga, as pessoas estavam descartando a ideia de que o homem sempre existiu. Cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus, o filósofo Anaximandro propôs que o homem havia "evoluído" de uma outra criatura, possivelmente um peixe, que por sua vez "evoluiu" a partir dos elementos naturais. Aristóteles depois ridicularizou esta ideia absurda, mas ela nunca desapareceu completamente. Tempos depois, na Idade do Ouro islâmica, o erudito al-Jahiz, no século IX, escreveu estas palavras:

"Os animais se envolvem em uma luta pela sobrevivência e por recursos, para evitar serem comidos, e para se reproduzirem... Os fatores ambientais influenciam os organismos a desenvolver novas características para assegurar sua sobrevivência, transformando-os em novas espécies. Os animais que sobrevivem podem passar as suas características 'bem-sucedidas- para seus filhos."

Mas não eram apenas os antigos que estavam trabalhando sobre a evolução. O avô de Darwin, Erasmus, uma vez perguntou:

"É muito ousadia imaginar que todos os animais de sangue quente surgiram de um filamento vivo... possuindo a faculdade de continuar a melhorar por sua própria atividade inerente, e de entregar essas melhorias para gerações futuras?".

O francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), em seu livro Filosofia Zoológica (1809) escreveu:

"Variações no ambiente induzem mudanças nos hábitos dos seres vivos, e essas mudanças dão origem a modificações em seus órgãos".

No entanto, Lamarck imaginava que as modificações aconteciam durante a vida do animal, para depois serem transmitidas para seus filhos. Como Darwin mostrou, essas modificações são resultado de mutações genéticas.

"Os indivíduos nascidos com traços que os tornam mais adaptados têm mais chances de sobreviver e deixar descendentes", escreveu Darwin em sua obra mais célebre.

Resumindo, Darwin pode ter inventado o conceito de 'seleção natural', mas não a ideia da evolução. [KnowlesgeNuts]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação