Buracos negros podem ser ‘cabeludos’


Buracos negros podem não ser 'carecas'. Em contradição aos modelos tradicionais desses monstros cósmicos gravitacionais, uma nova pesquisa sugere que os buracos negros podem ser bastante "cabeludos", com características mais emaranhadas do que se acreditava anteriormente.

A atração gravitacional dos buracos negros é tão forte que nem a luz consegue escapar de sua força, fazendo com que esses objetos sejam invisíveis para observadores externos e quase indistinguíveis uns dos outros.

"O quadro aceito até agora é que os buracos negros são objetos muito simples que podem ser totalmente caracterizados por apenas 3 quantidades: a sua massa, o seu momentum angular (o quão rápido eles giram) e sua carga elétrica", disse Thomas Sotiriou, físico da Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste, na Itália.

A carga elétrica, no entanto, é geralmente desprezível, e os pesquisadores tipicamente a ignoram quando descrevem um buraco negro.

O astrônomo John Wheeler, que cunhou o termo "buraco negro" há quase 50 anos, disse a famosa frase: "os buracos negros não têm cabelos", por causa de sua simplicidade. Agora, o "cabelo" é usado como um termo coloquial entre os físicos para qualquer outra medida necessária para descrever um buraco negro além das três tradicionais.

A existência do "cabelo" não só ajuda os pesquisadores a compreender a estrutura dos buracos negros em si, mas também poderia representar uma mudança de paradigma, uma vez que a teoria de Einstein não inclui um campo escalar. [Space]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação