Quase 40% dos professores da rede pública não têm formação adequada


O Ministério da Educação divulgou um dado preocupante sobre a educação brasileira nestas terça-feira, 29. Cerca de 39% dos 518.313 professores ativos da rede pública do ensino fundamental e médio não têm a formação adequada para lecionar. O dado é referente ao ano de 2015.

A falta de formação vai desde o professor que tem bacharelado na área, mas que não tem licenciatura, até docentes que não têm nenhuma graduação, o que é proibido pelas normas de educação. Neste caso mais grave, estão 12,7% dos professores.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, lançou um pacote de oportunidades para amenizar o problema. O objetivo é investir nos docentes que já estão em sala de aula, e para isso, o governo vai oferecer vagas para cursos à distância da Universidade Aberta do Brasil, nos institutos federais e nas universidades públicas de todo o país. As inscrições serão feitas pela Plataforma Freire.

Outro problema educacional é a falta de laboratórios, relacionados às disciplinas de Química, Física e Biologia. Mercadante afirmou que, como a área de ciências é a prioridade, todo professor que for fazer o curso, vai receber um laboratório na escola, onde leciona. Na semana passada, o Censo de Educação Básica revelou que apenas 15% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental têm laboratório de ciências na escola.OP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação