Meio Ambiente - Drones suíços irá monitorar desmatamento no AM


O governo do Amazonas vai usar drones suiços para monitorar o desmatamento da Amazônia. O acordo entre o Brasil e a Suíça visa aprofundar o intercâmbio científico entre os países para continuar os projetos iniciados no ano passado, intensificando os testes de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) na região com auxílio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

“É um acordo entre o Brasil e a Suíça que envolve o Sipam e a questão da defesa para uma melhor proteção do território da Amazônia, e isso, evidentemente, protege o Amazonas. Como a Suíça é bastante avançada na inovação e pesquisa, e esse acordo envolve esse tipo de matéria, pode beneficiar o desenvolvimento do Amazonas”, explica afirma o secretário de Estado de Assuntos Exteriores da Suíça, Yves Roussier.

A promoção de ações para intercâmbio de cientistas, compartilhamento de dados e o desenvolvimento em conjunto de projetos de inovação tecnológica estão entre medidas prioritárias do memorando de entendimento que será fechado nesta quarta-feira, em Brasília. De acordo com Henrique Oliveira, vice-governador do Amazonas, o acordo entre brasileiros e suíços deve beneficiar o Estado no monitoramento ambiental, ajudando no trabalho de controle do desmatamento e manutenção das áreas de manejo.

“[A Suíça disponibiliza] os drones porque eles têm uma tecnologia que dominam fortemente nesta área. E esses drones são importantíssimos, inclusive, para que as áreas de preservação, as áreas de manejo florestal sejam fiscalizadas com mais rigor”, apontou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação