NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - MAR 11


Como anunciado aqui semana passada...eis a quinta chapa
A se apresentar para disputar a sucessão do reitor Maneschy


MOVIMENTO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA

NOTA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA NACIONAL

No âmbito da crise do capital, que se espraia no mundo desde 2008, o Brasil está imerso numa profunda crise política, econômica e social, que vem se manifestando em todas as esferas da sociedade, traduzida pelo descontentamento generalizado que se expressa de diferentes formas, sendo as mais utilizadas, no momento, as manifestações de rua.
O Movimento em Defesa da UFPA, que se organiza no lançamento da candidatura à Reitoria das professoras Vera Jacob e Sandra Helena, não pode se omitir diante dessa conjuntura tão difícil que vive o nosso país.
Estamos diante de uma campanha intensa, insuflada pelos meios de comunicação do país, de estímulo a intolerância fascista, com a insurgência de instintos agressivos gerando uma crescente onda golpista cujos interesses conservadores operam contra o Estado Democrático de Direito, conquistado após anos de chumbo da ditadura militar.
O Movimento de Defesa da UFPA defende um Estado radicalmente democrático, cujas leis e instituições estejam a serviço da maioria da sociedade e não de grupos empresariais que se organizam sistematicamente para assaltar os cofres públicos em conluio com a maioria dos partidos que aplicam o ajuste fiscal do atual governo.
Não defendemos as manifestações organizadas por setores da nova e velha direita conservadora, que apoiados pela mídia burguesa, se organizam em torno do pedido de impeachment da presidente Dilma, pois esta seria uma saída reacionária que não resolveria a crise atual. Afinal, o que poderíamos esperar de um governo encabeçado por Michel Temer ou por Eduardo Cunha ou Aécio Neves?
Também somos contrários às medidas do governo federal que tem retirado direito dos trabalhadores, que aprovou a Lei Antiterrorismo, que criminaliza os movimentos sociais e os sindicatos; que vem propondo uma nova reforma da previdência que aprofundará ainda mais a situação precária dos trabalhadores e trabalhadoras. Somos contrários ao ajuste fiscal que retira os recursos das políticas sociais, como da educação e da saúde, para realizar o pagamento dos serviços da dívida pública.
Somos contrários aos cortes de recursos feitos em 2015 para as Universidades públicas federais e o contingenciamento feito nos primeiros meses de 2016 que vem trazendo graves prejuízos para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão com inúmeras obras paralisadas;demissões dos trabalhadores da limpeza e da vigilância que têm deixado a Universidade mais suja e insegura; bibliotecas com falta de livros, infra-estrutura e até mesmo ar-condicionado; dentre outros problemas. Não apoiamos aqueles que vêm agindo ignorando preceitos legais de forma seletiva, mas também não apoiamos blindar um governo que retira direito dos trabalhadores.
Continuaremos na luta pela autonomia dos movimentos sociais, sindicais e das universidades; pela reversão dos cortes no orçamento da educação com realocação dos recursos financeiros às universidades públicas, exigindo os 10% do PIB, Já, exclusivamente para a educação pública; não permitiremos que o Legislativo aprove marcos regulatórios que ferem a autonomia das universidades públicas e desqualificam o conteúdo da formação que oferecem; desestruturam a carreira docente; desvalorizam e precarizam o trabalho docente e dos servidores técnicos – administrativos, enfraquecem e extinguem políticas de assistência estudantil.
O Movimento em Defesa da UFPA se posiciona claramente em defesa da apuração de todos os atos de corrupção, clamando pela punição de todos os corruptos indistintamente. Não apoiamos os grupos, movimentos, sindicatos, Partidos que estão brigando pela chave do cofre. Nosso apoio irrestrito é pelo Estado de Direito e pela Democracia plena.
A nossa posição é pela defesa intransigente de um país livre, justo e soberano e da Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.
MOVIMENTO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA
Vera Lúcia Jacob Chaves – Pré-candidata a Reitora da UFPA
Sandra Helena Ribeiro Cruz – Pré-candidata a Vice-Reitora da UFPA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação