Obama pode fazer viagem a Hiroshima


Após sua histórica visita a Cuba, Barack Obama pode ser o primeiro presidente dos Estados Unidos a viajar para a cidade japonesa de Hiroshima depois da devastação causada pela bomba nuclear lançada pelos norte-americanos em 6 de agosto de 1945.

Segundo a imprensa local, que cita fontes do governo dos Estados Unidos, essa hipótese está sendo avaliada pela Casa Branca, que estuda realizá-la durante o encontro do G7 marcado para o fim de maio, no Japão.

No entanto, uma decisão só será tomada após 11 de abril, quando Hiroshima receberá uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do grupo. Na ocasião, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, será um dos presentes. Até aqui, a mais alta representante dos Estados Unidos a visitar a cidade foi a então presidente do Congresso Nancy Pelosi, em 2008.

O ataque nuclear em Hiroshima tinha o objetivo de forçar o Japão a se render e, com isso, por fim à Segunda Guerra Mundial. A bomba matou de imediato 80 mil pessoas. Ao longo dos anos, o número de vítimas fatais subiu para 250 mil por causa dos efeitos da radiação na população. Ansa e Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação