Pizza pode virar Patrimônio da Unesco


O sonho de milhares de italianos de ver a arte dos pizzaiolos napolitanos se tornar um Patrimônio da Humanidade da Unesco está cada vez mais próximo de ser realizado. O motivo é que as assinaturas a favor dessa candidata já superam um milhão.

O anúncio foi feito pelo presidente da Fondazione UniVerde e promotor da iniciativa, Alfonso Pecoraro Scanio. "Já temos 1,38 milhão de assinaturas, com as 150 mil conseguidas no Japão, as 30 mil da [expo voltada para pizza] Molino Caputo em Las Vegas, outras 30 mil recolhidas pela Rossopomodoro e mais 80 mil conseguidas pela Coldiretti", afirmou Scanio.

Nesta segunda-feira, todas as assinaturas serão levadas para Paris, onde está acontecendo o campeonato francês de pizzaiolos, o "Parizza".

Na ocasião, também será apresentada a arte dos pizzaiolos napolitanos na sede mundial da Unesco "junto com a nossa embaixadora Vicenza Lomonaco, com o presidente nacional de Coldiretti, Roberto Moncalvo, com o presidente da APN [Associazione Pizzaiuoli Napolitani], Sergio Miccù e com o chefe Salvatore Cuomo, que chegará de Tóquio com as assinaturas da Ásia", explica o italiano.
O novo objetivo será o de alcançar os 1,5 milhão de nomes até a próxima edição do Pizza Village, evento sobre o alimento que acontecerá em Nápoles em setembro deste ano.

"A campanha continuará em todo o mundo na plataforma change.org e com iniciativas para unir os 200 países membros da Unesco e reforçar, também na Itália, o apoio a esta ação tão importante para as nossas tradições culturais e do Made in Italy. Este resultado foi alcançado graças a todos os apoiadores da petição #pizzaUnesco na Itália e no mundo", concluiu Scanio. Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação