‘Capela Sistina Medieval’ reabre ao público após reforma de 30 anos

Igreja considerada a 'Capela Sistina do início da Idade Média', Basílica de Santa Maria Antiqua reabre ao público em Roma após longa restauração de coleção rara de arte cristã

A Basílica de Santa Maria Antiqua, uma igreja do século VI, contém uma coleção rara de arte primitiva cristã (Foto: Wikimedia)

Após mais de 30 anos de restauração, a Basílica de Santa Maria Antiqua, uma igreja do século VI, reabre ao público em Roma. A igreja contém uma coleção rara de arte primitiva cristã.

Localizada no início da colina onde os imperadores romanos viveram, a Basílica de Santa Maria Antiqua foi enterrada sobre os escombros após um terremoto em 847 e somente foi descoberta em 1900.

Os afrescos interiores de santos e mártires, rainhas, papas e imperadores foram restaurados com um custo aproximado de 2,7 milhões de euros, financiado pelo Estado italiano e pelo Fundo Mundial de Monumentos.

“Essa igreja é a Capela Sistina do início da Idade Média”, afirmou a historiadora de arte Maria Andaloro, que é curadora da exibição que usa projeções digitais nas paredes da igreja. “Ela contém o melhor da cultura figurativa entre Roma e Bizâncio”.

Entre os tesouros da igreja está uma representação da Virgem Maria com o bebê, um dos mais antigos e conhecidos ícones do cristianismo no mundo, que foi deslocado para outra igreja em Roma após o terremoto, mas agora retornou para Santa Maria Antiqua.

Apesar da idade da igreja, ela sofreu poucas alterações com o tempo. Segundo Andaloro, a igreja não foi alterada durante o período barroco ou da contra-reforma, em que diversas igrejas romanas foram atualizadas. Além disso, ela se manteve intacta mesmo após o terremoto.

No entanto, poucas alterações ocorreram no curto período que foi utilizada, como por exemplo, uma representação do anjo Gabriel contando à Maria que ela foi escolhida para ser mãe de Cristo foi pintada sobre uma representação pré-cristã de uma rainha bizantina vestindo uma coroa e uma roupa coberta de pérolas.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação