A algo de diferente no clima do Planeta Terra

Calor, enchentes e frio glacial: clima em fúria assola o mundo

Neve que tomou conta de Jerusalém é um exemplo dos extremos climáticos que o mundo enfrenta (Reprodução/Getty)

Os britânicos se lembrarão de 2012 como o ano em que o clima saiu dos trilhos em uma mistura caótica de seca, dilúvios e enchentes. Porém, a maior surpresa acabou por ser aquilo que há muito se esperava: por todo o mundo, climas extremos se tornaram incrivelmente comuns.

A China está atravessando o pior inverno dos últimos 30 anos. O Brasil está em meio a um dos verões mais quentes de sua história. O leste da Rússia está tão frio que os semáforos da cidade de Yakutsk recentemente pararam de funcionar.

Enquanto isso, incêndios consomem florestas australianas alimentados pela onda de calor sem precedentes no país. Em setembro, o Paquistão foi surpreendido por uma enchente inesperada. Uma terrível tempestade atingiu o Oriente Médio, trazendo chuva, neve e inundações. Já nos Estados unidos, cientistas acabaram de confirmar o que há muito os norte-americanos já sabiam: 2012 foi o ano mais quente já registrado na história do país.

“Todos os anos temos episódios de climas extremos, mas é incomum ocorrer tantos episódios do tipo simultaneamente em vários países”, alerta Omar Baddour, da Organização Mundial de Meteorologia, em Genebra. Segundo Baddour esses episódios estão aumentando em termos de frequência e intensidade. Isso é um sinal de que as mudanças climáticas não se resumem apenas ao aumento de temperatura, mas também à intensidade de episódios climáticos de todos os tipos.

Na Inglaterra, a população foi surpreendida três vezes por tempestades de proporções “bíblicas” que causaram enchentes pelo país. O serviço de meteorologia britânico declarou que 2012 foi o ano mais chuvoso da Inglaterra.

Calor causa risco de falta de energia no Brasil

Na América Latina, analistas afirmam que o Brasil pode enfrentar racionamento de energia pela primeira vez desde 2002. Um verão extremo acompanhado da falta de chuvas está reduzindo os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. O verão tem sido avassalador. No Rio de Janeiro, os termômetros registraram 43,2 graus Celsius no último dia 26 de dezembro. The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação