A Carne do futuro

Fábrica quer produzir carne impressa em 3D sem origem animal

No futuro, seu bife poderá ser feito sem a necessidade matar animais (Reprodução/Internet)

Quando compramos carne, no mercado ou açougue, sabemos perfeitamente que aquele alimento provém de um animal que um dia pastou e mugiu.

Mas, e se aquele suculento bife, perfeito para o almoço de domingo, fosse produzido sem matar nenhum animal? Pois é exatamente essa a nova aposta da Modern Meadow, uma fábrica americana de carne bovina. A ideia da fábrica é produzir carne através da bio-impressão em 3D.

Para colocar a ideia em prática, a fábrica conta com o apoio de Peter Thiel, um dos mais proeminentes investidores em capital de risco do Vale do Silício. Cofundador do Paypal e investidor do Facebook, Thiel investiu U$ 350 mil no projeto, que tem a meta de elevar a impressão em 3D a outro patamar. Atualmente, as impressoras tridimensionais são usadas para criar implantes, peças de bicicletas e até réplicas de armas.

Em impressões em 3D, objetos sólidos são feitos a partir de um modelo digital. Após tomar forma na tela do computador, a carne passaria ao mundo real através da inserção de proteínas em estruturas de tecidos animais na impressora. Segundo Thiel, essa forma de impressão “pode fornecer uma fonte sustentável de proteína animal para consumidores de todo o mundo”.

Cientistas já realizaram avanços na bio-impressão em 3D para a medicina regenerativa de órgão e tecidos. Segundo os idealizadores do projeto, a criação de peças de carne seria algo mais simples e poderia resolver problemas econômicos e alimentares pelo mundo.

“Combinando medicina regenerativa com impressão 3D podemos imaginar uma solução econômica e compassiva para problemas globais”, diz Lindy Fishburne, chefe-executiva da Breakout Labs, que media o projeto entre Thiel e a Modern Meadows.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação