Meio Ambiente...Sílica, você conhece?

Pneus que economizam combustível

A sílica é melhor porque reduz a perde por histerese sem reduzir a aderência do pneu (Fonte:Reprodução/Internet)

Antigamente, os pneus eram inteiramente fabricados com borracha natural. Hoje em dia, eles também contêm polímeros, camadas de malhas de aço e reforços têxteis, materiais que aprimoram o desempenho e reduzem a consumo de combustível. Agora a Pirelli, uma fabricante de pneus italiana, está produzindo pneus que economizam combustível e são ainda menos poluentes devido ao fato de um de seus ingredientes ser extraído da casca do arroz.

A perda por histerese, como é conhecida, pode ser reduzida mediante a mistura da borracha de pneu com um material em pó que tem em sua constituição fortes ligações químicas.

Anteriormente, o material preferido era o negro de carbono, uma substância fuliginosa feita a partir da combustão incompleta de produtos petroquímicos. Mais recentemente, a sílica (dióxido de silicone, oriundo da areia) assumiu o papel principal. A sílica é melhor porque reduz a perda por histerese sem reduzir a aderência do pneu. Desse modo, o material diminui a resistência de rolagem em cerca de 30% quando comparada à versão anterior. Isso se traduz em uma redução de 5% a 7% no consumo de combustível. A sílica também aumenta a aderência dos pneus em pistas úmidas.

Gramíneas contêm pequenos pedaços de sílica, chamados de fitólitos, cuja função é espantar herbívoro, tanto vertebrados quanto insetos. Os engenheiros da Pirelli perceberam que essas armas defensivas tinham o tamanho ideal para serem adicionadas aos pneus de modo a controlar a perda por histerese, e que uma oferta abundante deste material está disponível nas cascas que restam após o processo de refino de arroz.

A empresa criou uma fábrica em Meleiro, uma cidade em uma área de cultivo de arroz no sul do Brasil, para extrair fitólitos e inseri-los em pneus. De acordo com Daniele Lorenzetti, a responsável pelo projeto, em 2015 a fábrica fornecerá quase um terço da sílica que a Pirelli precisa para as 400 mil toneladas de pneus que produz no Brasil.
The Economist

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