Você!...acredita nisso?

Lucrativo, contrabando de alho chama atenção de autoridades europeias

Alho é produzido a preços baixos na China e sobretaxado na Europa

A Suécia emitiu recentemente mandados de prisão contra dois britânicos suspeitos de importar ilegalmente 10 milhões de euros em alho, evidenciando uma curiosa forma de contrabando internacional.

As autoridades suecas, que dizem ter identificado uma das mais lucrativas redes de comércio ilegal da Europa, creem que os dois britânicos faturaram milhões de euros em suas operações.

O motivo é que a União Europeia impõe impostos de quase 10% sobre alho importado, ao mesmo tempo em que a China produz, de forma barata, cerca de 80% do alho consumido no mundo. Criminosos descobriram que poderiam faturar se o contrabandeassem para países do bloco europeu.

Na rede descoberta pelos suecos, os suprimentos aparentemente são enviados à Noruega (país não membro da UE, que não sobretaxa o alho) e, em seguida, contrabandeados à vizinha Suécia e ao resto do bloco por caminhão, evitando impostos de importação.

Em dezembro passado, outro britânico já se envolveu em crime semelhante, sendo condenado a seis anos de prisão por importação ilegal do produto da China ao Reino Unido. Ele havia dito às autoridades que estava importando gengibre, não sujeito a tributos.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação