Não falta otimismo...

Brasil é o terceiro mercado mais importante no mundo, segundo executivos

Brasil ficou no grupo de países em que o crescimento deve acelerar em 2013 (Reproduçao/Internet)

Uma pesquisa anualmente divulgada pela empresa Pricewaterhouse (PwC) faz um balanço sobre o crescimento econômico mundial. Neste ano, o Brasil apareceu em terceiro lugar como mercado mais importante, depois dos Estados Unidos e da China.

Divulgado em Davos, um dia antes da abertura do Fórum Econômico Mundial, que começa nesta quarta-feira, 23, a pesquisa é feita com 1.330 dos principais executivos de empresas em 68 países. Numa das perguntas da pesquisa, os executivos listaram os três principais mercados globais nos próximos 12 meses fora do seu país de base. O Brasil foi mencionado por 15% dos participantes, ficando na frente de países como Alemanha, com 12% , Reino Unido, com 6% e Índia, com 10%. O Brasil também foi incluído no grupo de países em que o crescimento deve acelerar, com uma projeção do PIB de 4% nos três anos a partir de 2013.

Segundo Dennis Nally, presidente da PwC International, apesar do baixo crescimento recente do Brasil, as razões para tanto otimismo se resumem à boa demografia e à expansão da classe média. “Os principais executivos se mantêm muito focados quando veem perspectivas de longo prazo”, afirmou Nally.

A pesquisa da PwC mostra que a principal preocupação dos executivos é com o crescimento econômico, mas no alto da lista consta também o papel dos governos, com muitas reclamações sobre excesso de regulação e de impostos e sobre a situação da dívida pública nos países ricos.

“A economia mundial parece relutante em se recuperar”, disse Nally. Isso, para ele, explica porque “a confiança de curto prazo dos executivos está numa montanha-russa”.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação