Gripe suína e Narcolepsia

Estudo analisa relação entre vacina contra gripe suína e narcolepsia

Europa restringiu o uso da vacina da GSK a pessoas com mais de 20 anos (Reprodução/Internet)

Cerca de 800 crianças na Suécia e em outros países europeus desenvolveram narcolepsia, um distúrbio do sono incurável, após serem imunizadas com a vacina Pandemrix contra a gripe suína H1N1, fabricada pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline em 2009.

Finlândia, Noruega, Irlanda e França também identificaram picos de casos de narcolepsia após campanhas de vacinação contra a gripe suína. Pessoas familiarizadas com os resultados de um estudo, cujos resultados serão publicados na Grã-Bretanha nos próximos dias, dizem que ele irá mostrar um padrão semelhante no desenvolvimento da doença do sono em crianças inglesas imunizadas com a vacina da GSK.

O quadro clínico das crianças que apresentaram narcolepsia, uma doença que impossibilita a vida normal, está se tornando o que um oficial de saúde que coordenou a campanha de vacinação na Suécia chamou de “tragédia médica”.

Reguladores de medicamentos na Europa proibiram o uso da vacina Pandemrix em pessoas com menos de 20 anos. O médico-chefe da divisão de vacinas da GSK, Norman Begg, afirmou que sua empresa vê a questão com muita seriedade e que está “absolutamente comprometida a chegar ao fundo deste assunto”, mas acrescenta que ainda não há dados suficientes ou evidências concretas para sugerir uma relação de causalidade.

Outros médicos incluindo Emmanuel Mignot, um dos maiores especialistas do mundo em narcolepsia, cuja investigação dos casos está sendo financiada pela GSK – também afirma que mais pesquisas são necessária, mas revela que as evidências já apontam claramente em uma direção.

“Não tenho dúvidas de que a Pandemrix aumentou a ocorrência de narcolepsia em crianças em alguns países – e, provavelmente, na maioria dos países”, disse Mignot, que trabalha na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

30 milhões já receberam a vacina

Ao todo, 30 milhões de pessoas em 47 países receberam a vacina contra a gripe suína da GSK durante a pandemia de 2009-2010. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina adquirida em 2010 para imunização contra a H1N1 no Brasil não é a Pandemrix e não houve nenhum caso de narcolepsia no país. Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação