Hálito humano...Um estado revelador

Hálito pode ajudar a diagnosticar infecção pulmonar

Método leva apenas alguns minutos para diagnosticar infecções (Reprodução/Internet)

O hálito pode indicar muita coisa além da higiene bucal. Segundo pesquisadores da Universidade de Vermont, nos EUA, um novo tipo de análise feita a partir do hálito pode diagnosticar bactérias causadoras de infecção pulmonar. O novo método além de ser eficaz economiza um tempo crucial para o tratamento do paciente.

Quando o exame é feito pelos métodos tradicionais, o médico deve coletar uma amostra para o cultivo da bactéria em laboratório. Só após a bactéria ser testada e classificada, o médico poderá decidir o antibiótico mais adequado para o tratamento. Todo esse processo pode levar semanas.

Segundo os pesquisadores, o método que analisa o hálito é mais rápido, menos invasivo e tão eficaz quanto os exames tradicionais. O exame consiste em avaliar os compostos orgânicos voláteis que são exalados pelo hálito vindo dos pulmões. Estes compostos podem indicar bactérias diferentes, assim como tipos diferentes da mesma bactéria.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Breath Research. “Agora estamos colaborando com colegas para retirar amostras de pacientes e demonstrar os pontos fortes e as limitações da análise de hálito”, diz Jane Hill, uma das autoras do estudo.UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação