Anorexia...Poderia ser uma doença Genética?

Anorexia pode ter origem genética, diz estudo

Pesquisadores analisaram 150 genes que já haviam sido relacionados a distúrbios alimentares em estudos anteriores (Reprodução/Alamy)

Um estudo de cientistas da Scripps Research Institute, na Califórnia, revelou que a anorexia pode ser uma doença genética. A pesquisa confronta a tese atualmente defendida de que a anorexia é uma patologia social e psicológica.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram a informação genética de mais de 1.200 pessoas com anorexia e 2 mil sem a doença. Os pesquisadores selecionaram 150 genes que já haviam sido relacionados a distúrbios alimentares em estudos anteriores.

O gene que apresentou mais indícios de ligação com a anorexia foi o EPHX2, responsável pela enzima que controla o colesterol. Após análises complementares, os pesquisadores chegaram à conclusão de que variações do gene EPHX2 ocorrem com mais frequência em pessoas com anorexia.

Os pesquisadores ainda não descobriram como o metabolismo do colesterol influi no desenvolvimento da doença, mas sabem que pessoas com anorexia, mesmo sendo muito magras, apresentam alto nível de colesterol. Como o nível do colesterol no sangue está ligado ao humor, os pesquisadores acreditam que as pessoas que sofrem da doença experimentam uma sensação de bem estar com o aumento do colesterol causado pela falta de alimento.

“Essa hipótese seria de que em algumas pessoas com anorexia o metabolismo do colesterol é alterado, o que pode influenciar tanto seu humor quanto sua capacidade de sobreviver apesar das restrições calóricas severas”, diz Nicholas Schork, professor que participou do estudo.The Telegraph



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação