Você conhece o Pais mais feliz do Mundo?

A Dinamarca é o país mais feliz, seguido pela Noruega, Suíça, Holanda, Suécia e Canadá.

As pessoas mais felizes do mundo vivem na Escandinávia, sugere um relatório da Assembléia Geral da ONU, que classifica os países com base em várias medidas de bem-estar, e analisa os fatores que contribuem para a felicidade das pessoas.

Medindo a felicidade
Durante anos, o pequeno país chamado Butão, no Himalaia, tentou medir a "felicidade nacional bruta", descartando medidas como o produto interno bruto (PIB), argumentando que tais métricas simplesmente não revelam o que é realmente significativo para as pessoas.

Um estudo do ano passado mostrou que, enquanto as pessoas ricas são geralmente mais felizes do que as pessoas pobres, o aumento do PIB de um país não significa necessariamente um aumento no bem-estar de sua população. Por exemplo, o PIB dos Estados Unidos triplicou desde os anos 1960, no entanto, o bem-estar estagnou.

Para avaliar a felicidade do mundo no novo estudo, os pesquisadores analisaram dados desde 2005. A maioria dos dados vieram do Gallup World Poll, que entrevistou pessoas de mais de 150 países.

Países escandinavos ficaram no topo da lista de países mais felizes. Os Estados Unidos ficaram em 17º, superado pelo México, Panamá e Emirados Árabes Unidos. O Brasil ficou na 24º colocação, a frente da França e Alemanha. O pior classificado foi Togo, na África.

A felicidade média do mundo foi de 5,1 em uma escala de 0 a 10. Mas a felicidade não se manteve constante ao longo do tempo: 61 países viram a sua felicidade melhorar ao longo dos anos, enquanto 41 países tornaram-se mais infelizes. A África Subsaariana e a América Latina estão se tornando mais felizes, enquanto as nações industriais relatam menos bem-estar.

Os novos dados podem ajudar os formuladores de políticas públicas a ajustar suas políticas para impactar esses fatores, tais como o combate à corrupção, que devem aumentar a felicidade das pessoas.

Além disso, problemas de saúde mental, como a depressão e ansiedade, têm um enorme impacto sobre o bem-estar das pessoas. No entanto, problemas de saúde mental são muitas vezes ignorados, segundo o estudo.

Cidadãos felizes também fazem melhores países: O relatório constatou que a felicidade faz com que as pessoas tenham vidas mais longas e produtivas, tendo rendimentos mais elevados e se tornam melhores cidadãos. [LiveScience, ISSU]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação