O ouro que veio do espaço...

Como surgiu a teoria de que o ouro veio do espaço?


A teoria de que o ouro veio do espaço parece coisa de ficção científica, mas a tese ganhou força com o tempo e hoje é bem aceita no terreno das geociências. Mas de onde essa bizarra hipótese surgiu?

Para os chefes tribais da América pré-colombiana, o material amarelo que eles encontraram brilhando no fundo dos rios ou enterrado sob o solo rochoso capturava o poder do Deus sol. Eles se vestiam com armaduras feitas a partir do metal encantado, acreditando que assim estariam protegidos.

Mas eles se enganaram. O ouro, um metal relativamente macio, não foi páreo para o ferro dos espanhóis.Ainda assim, os povos nativos das Américas teriam hoje razões de sobra para se orgulhar do que acreditavam.

A teoria de que o ouro veio do espaço ganhou aceitação nas últimas décadas pela maioria dos cientistas que buscava explicação para a abundância do metal no planeta.

Atualmente, há apenas 1,3 gramas de ouro por 1 mil toneladas de outros materiais na crosta terrestre (a casca rochosa do planeta, que tem cerca de 40 quilômetros de espessura), mas essa proporção ainda é alta considerando os padrões de formação da Terra.

Há dezenas de milhões de anos, a maior parte do ferro encontrado na superfície do planeta afundou da camada externa, conhecida como manto, para o núcleo da Terra.

Ali, o ouro teria se misturado ao ferro e afundado junto com ele. Matthias Willbold, geólogo da Imperial College de
Londres, compara o processo a gotas de vinagre no fundo de um prato repleto de azeite de oliva.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação