Os Cumes de Marte

Cientistas não sabem como esses misteriosos cumes surgiram em Marte


As imagens que você vê aqui vieram por meio da incrivelmente poderosa câmera HiRISE, da NASA. A câmera pode mapear toda da superfície do planeta em cerca de 25 centímetros por pixel, permitindo aos pesquisadores dar um bom vislumbre dessas camadas e como elas mudam ao longo do tempo.

Cientistas planetários estavam estudando fotos da paisagem em constante mudança de Marte quando descobriram uma deslumbrante formação de cristas em uma base rochosa perto do equador do planeta, dentro da cratera Schiaparelli - mas como elas se formaram permanece um mistério.



Na imagem acima, notamos algo que se torna aparente quando damos zoom nas muitas áreas que contém uma espécie de areia escura. Aqui, a areia está em cima das arestas da base rochosa. Como é que se formam essas cristas, e qual é a relação com a areia?

A origem destes cumes ainda é um mistério, mas a areia pode simplesmente ter se acumulado ao longo dos cumes. Isso sugere que algumas dessas grandes ondulações em Marte poderiam ser apenas os locais de acúmulo de areia sobre a topografia pré-existente.

No entanto, novas observações são necessárias para a explicar a origem desses cumes e sua relação com a areia. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação