Buraco Negro 4D...O que é isso?

Nosso universo pode ter sido criado por um buraco negro 4D


O modelo padrão do Big Bang diz que o universo explodiu a partir de um ponto infinitamente denso, pequeno e quente - uma singularidade. Mas ninguém sabe o que teria provocado essa explosão: as leis conhecidas da física não podem nos dizer o que aconteceu naquele momento.

É por isso que um astrofísico canadense levantou outra possibilidade. Talvez o nosso universo surgiu a partir de um buraco negro 4D.

Afshordi e seus colegas sugerem que o nosso universo tridimensional (3D) é uma membrana - ou brana -, que flutua através de um universo maior que tem quatro dimensões espaciais.

A equipe de Ashfordi percebeu que se o universo maior conter suas próprias estrelas de quatro dimensões (4D), algumas delas podem entrar em colapso, formando buracos negros 4D, da mesma forma que as estrelas maciças no nosso universo fazem: elas explodem como supernovas, e ejetam violentamente suas camadas exteriores, enquanto seu núcleo pode se transformar em um buraco negro.

Em nosso universo, um buraco negro é limitado por uma superfície esférica chamada horizonte de eventos. Considerando que o espaço tridimensional comum usa um objeto de 2 dimensões (uma superfície) para criar a fronteira de um buraco negro, no universo maior o horizontes de eventos de um buraco negro 4D seria um objeto tridimensional - chamado hiperesfera.

Quando a equipe de Afshordi modelou a morte de uma estrela 4D, eles descobriram que o material ejetado formaria uma membrana 3D que passaria a se expandir lentamente.

Os autores postulam que o universo 3D em que vivemos pode ser apenas uma membrana - e que detectamos o crescimento dela como a expansão cósmica que vemos hoje.

O novo modelo pode explicar a temperatura uniforme do universo (que ainda é um mistério). Ele também pode fornecer uma razão para o Big Bang - o que desencadeou essa singularidade que continua em expansão pode ter sido um buraco negro 4D. [io9]

Comentários

  1. nao gostei

    podia melhorar ,na verdade ta um lixo, traz a teoria do ovo... #BOLSOMITO2018 #FORAFEMINAZI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação